Imagina
você postar um video no youtube, sendo que este video não é seu e você
não tem prévia autorização do proprietário. Sabe o que poderia ocorrer,
se esse projeto for aprovado?? Simplesmente, um juiz poderia banir o
YOUTUBE. Não somente sua publicação, mas todo o site!! Acha que é
brincadeira?? Fique pode dentro...
Esse material postado acima, é do Wikipedia (em inglês), em protesto contra o projeto de lei antipirataria que tramita no Congresso americano. Entendendo a situação: Há dois projetos de lei que tramitam no Senado, o Protect Intellectual Property Act ou simplesmente PIPA e o outro Stop Online Piracy Act ou SOPA, já este na Câmara. Ambos têm como objetivo combater a pirataria online e serão avaliados dia 24 de janeiro deste ano. Portanto, eles almejam banir o uso não autorizado de conteúdo protegido por copyright. Trocando em miúdos, o que querem mesmo é procurar chifre na cabeça de cavalo e dificultar a vida dos outros. Porém para que consigam alcançar essa meta serão necessários 60 votos à favor do projeto antes que seja submetida ao Senado.
A questão é a seguinte, o mundo se divide em antes e depois da internet. Antes para termos alguns produtos tinhámos que desembolsar para adquirir, com a internet, podemos baixar conteúdos diversos somente com alguns clicks. Então, que está por trás disso? Empresas que perdem grandes montantes em dinheiro devido à facilidade que a rede nos dispõe. Por que tantas locadoras fecharam as portas? E os fornecedores desses dvds tambem tiveram prejuízos, assim como os distribuidores... é uma questão globalizada. Tudo se compartilha, cedo ou tarde. E o que dizer da indústria da música? Parece que hoje em dia, somente os evangélicos ainda conseguem obter um lucro considerável. E a Globo esperta tal como uma raposa, abocanhou através da Som Livre todos aqueles cantores de sucesso no mundo Gospel e Edir Macedo não se conforma com isso, infernizando a vida de Ana Paula Valadão e outros excelentes artistas da música. Sempre haverá pessoas insatisfeitas, nem Jesus Cristo agradou a todos, o que dirás de ações humanas?
Hoje a Wikipédia nos EUA liberou pesquisas somente sobre os dois projetos e explica: “Eles jogam sobre os donos dos sites a
responsabilidade de policiar o material dos contribuintes-usuários e
pedem o cancelamento completo de sites. Os pequenos não terão recursos
para se defender. As grandes empresas de mídia podem tentar cortar o
financiamento de competidores estrangeiros, mesmo se os direitos
autorais não forem desrespeitados. Sites estrangeiros entrarão em uma
lista negra, o que significa que não aparecerão nas principais buscas”.
A Wikipédia diz que os dois projetos obrigam os sites como ela própria, a monitorar todos os sites que ela inclui nos
verbetes para ter certeza de que não violam os direitos autorais de
ninguém. Imagina que trabalho árduo? Mas aguardo o próximo capítulo desta novela!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário