segunda-feira, 30 de abril de 2012

Vídeo: Helicóptero 'abridor de garrafa'


É muita paciência desse ser humano!

Humor: Nunca faça greve de silêncio com sua esposa




O marido e a mulher não se falavam há uns três dias. Entretanto, o homem se lembrou que no dia seguinte teria uma reunião muito cedo no escritório.Como precisava levantar cedo, resolveu pedir à mulher para acordá-lo. Mas para não dar o braço a torcer, escreveu num papel:

Me acorde às 6 horas da manhã'.

No outro dia, ele levantou e quando olhou no relógio eram 9h30. O homem teve um ataque e pensou:
- Que meeeerdaaa! Mas que absurdo! Que falta de consideração, ela  não me acordou...

Nisto, olhou para a mesa de cabeceira e reparou um papel no qual estava escrito:
- São seis horas, levanta!!!

Moral da História

Não fique sem conversar com as mulheres, elas  ganham sempre, estão certas sempre e são simplesmente geniais na  vingança!!!!!!

O casamento é a relação entre duas pessoas, em que uma pessoa está sempre certa e a outra, é o marido!
 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Via email: Golpe na clientela


Veja o detalhe da conta... 


Temos que abrir o olho e conferir a conta, ou seja, somá-la! Quando vamos a um restaurante, na hora de conferir a conta, geralmente só contamos se bebemos X refrigerantes, X pratos, etc... 

Mas ai, VOCÊ SOMA OS VALORES PRA SABER SE A CONTA ESTÁ CERTA?


Então, um desafio: pegue a sua calculadora e some ESTA conta anexa. 



COMPARE O RESULTADO!

2,90 + 5,80 + 33,60 + 4,50 + 18,80 + 18,80 + 23,00 + 3,90 -------- 111,30 


Como conseguem adulterar uma calculadora para tirar vantagem? Bem, é só colocar na memória um valor que será transmitido a conta final, isto é, se na memória positiva for colocado 50,00, este valor fica no final da conta e não aparece no demonstrativo.

O que achou? Se descoberto o erro, eles simplesmente colocam a culpa na maquineta e prontificam liberados e ilesos para aprontar em uma nova conta. E o pior é que essa pratica esta se alastrando pelos estabelecimentos.

FIQUE ESPERTO!

Este é mais um recurso para nos ROUBAR!

Passe adiante e CONFIRA MAIS SUAS CONTAS A PARTIR DE HOJE!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Em PDF no Blog H. Sweet Secret







Livro 12: O dia da caça


Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo. Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele, e assim é iniciada uma caçada implacável, numa terra sem lei. Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.

  • Editora: Arqueiro
  • Autor: James Patterson

    Ano: 2008

  • Edição: 2011
  • Número de páginas: 224



Divulgação: I Semana HP de Enfermagem



I Semana HP de Enfermagem
I Semana HP de Enfermagem
I Semana HP de Enfermagem
I Semana HP de Enfermagem
I Semana HP de Enfermagem
I Semana HP de Enfermagem


Vídeo: Importância da Química



Neste vídeo é possível nos atentarmos para a importância da Química nas nossas vidas. 

Foi produzido pela Associação Petroquímica Europeia, em 2011.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Livro 11: Cilada



Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página. 

  • Editora: Arqueiro
  • Autor: Harlan Coben

    Ano: 2010

  • Edição: 1
  • Número de páginas: 271

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mensagem: A alma jamais envelhece!


Viajar é preciso!


Malas prontas...

Indo passear, arejar a cabeça e descansar a alma
" Viajar é preciso " como diz Fernando Pessoa
Explorar novos rumos, perto ou longe.
Feliz por voar, mais uma vez com asas emprestadas por esse céu azul






sexta-feira, 13 de abril de 2012

NOVA: Chega de vexame!

A NOVA do mês de abril/12 (págs. 120 a 123) trouxe uma matéria muito legal, com o título "Chega de VEXAME!" Todo mundo passa por momentos que 'mico' seria só um elogio, pagar um mega gorila na frente de um paquera ou numa situação que precisamos estar com 100% de autocontrole e boas maneiras...é um Deus nos acuda!

Noite perfeita e tudo programado, jantarzinho feito pelo gato ou comprado num excelente restaurante... Mal chegou ao fim da última garfada e você começa a ouvir um barulhão vindo de você, como se um alien estivesse prestes a ser gerado. Pois é... o intestino resolve dar uma de "aparecido"... na hora errada. A única saída é correr para o banheiro mais próximo e descarregar tudo que está engatilhado, sim estou falando da famosa caganeira. Mas pense, pousar de rainha na privada do gato, por tempo indefinido e ainda, ter que dar descarga várias vezes para garantir que tudo descerá e mais, ou talvez pior...aquele budum que acaba com qualquer tesão. Constrangedor, não? Segundo a matéria da NOVA, há uma saída. Deixar os músculos do glúteo e do ânus  contraídos e andar bem rapidinho... Será que isso funciona? Ela ainda dá a dica para que a 'coitada' que passar por isso, arranje uma desculpa para ir para a cozinha, dar essa caminhadinha mágica, pois acelerar o passo servirá como distração para a situação. E quando voltar a sentar, dobre uma perna e apoie o bumbum sobre ela. Isso ajuda a pressionar a região afetada.

Pessoas alérgicas estão sujeitas a enfrentar uma crise regada a muitos espirros, coceira no nariz e nos olhos, lacrimejamento... Quando isso acontece é porque algo está irritando a sua mucosa nasal, seja poeira, polem, perfume, etc. Imagine se isso acontece em meio a um evento, onde você está absolutamente produzida com aquela roupa linda, escolhida para a ocasião, o make up mais perfeito que você conseguiu fazer, num salto Luís XV,... em suma, você está maravilhosa. Então, os anfitriões da festa vem ao seu encontro cumprimentá-la, eis que há flores por todos os lados, perfumes de essências diversas e ... ATCHIM! Esse é o primeiro de muitos, disso você está ciente. O que fazer? O truque é misturar um pacotinho de sal na água em um copo de água e mergulhe o nariz no copo. Isso ajuda a retirar o muco que acumula o agente irritante (Roshini Raj, no livro What the yuck?!) Dependendo do lugar e da situação, talvez dê para sair a francesa e  fazer o teste. Essa vou experimentar, mais cedo ou mais tarde!

Hoje é dia de um evento, que há tanto você espera e onde você será a estrela da ocasião. Ao levantar da cama feliz por apenas faltar poucas horas para o grande momento, você para em frente ao espelho e eis que vê uma espinha tamanho gigante no rosto. Se espremer, sabe que vai arranjar um problema maior. Então, a dica é coloque uma pedra de gelo na região. Isso porque, o frio faz vasoconstricção e assim, reduz a vermelhidão, além de combater a infecção. Outra dica, esmagar uma aspirina e colocar o pozinho sobre a espinha.

Que todo mundo solta uma bufinha, pum, peidinho, como queira chamar... isso é fato!  Coisas normais do corpo. Por mais normal que seja, é falta de educação soltar um desses na frente dos outros, vai que faça um barulhão ou que emane um odor desagradável?  Portanto, deve ser feito longe dos ouvidos ou narizes alheios. E quando dá vontade em situações inusitadas? Você não sabe se vai feder ou fazer barulho, fica prendendo... é um desespero! Quando passamos muito tempo sentado, por exemplo, horas seguidas de aula em faculdade, os ruídos hidroaéreos produzidos nos matam de vergonha, às vezes são tão altos que é possível quem estar perto conseguir ouvir. E isso é apenas a zoada que sua barriga faz, alertando o que está por vir. Vamos ao momento ilustre. Hoje é dia de sua promoção tão esperada na empresa, mas antes de ser nomeado ao cargo, você terá uma longa tarde de reunião sentado ao lado do chefe e de pessoas do topo da hierarquia. Com certeza vai começar a inquietude na cadeira, um suor frio pode despontar... A dica para isso é, contraia o músculo do ânus até chegar a um banheiro (se for possível!). Outra dica da Nova, é prevenir esse evento, com redução temporária do consumo de fibras e tomar chazinho de hortelã, que previne espasmos do trato digestivo.


Chefe de mal humor e você na TPM. Bem, nesse caso, vou usar um dito popular que se encaixa bem demais à situação: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo!". A mulherada que sofre desse mal, desaba em lágrimas e o local preferido para essas horas, é o banheiro. Contudo, se não tiver como dar essa escapulida, a dica é olhe diretamente para uma fonte de luz forte. A iluminação fará suas pupilas contraírem, dificultando a saída de lágrimas. Outra dica é, prender a respiração por cinco segundos, segundo consta na revista,a  falta de ar vai prender seu foco e desviá-lo do problema. Para algumas pessoas isso pode funcionar, mas para mim nunca deu certo (e partindo do princípio  de que mulher é capaz de fazer várias coisas ao mesmo tempo...). Mais uma tática, pensar em matemática, brincar de jogo de memória como por exemplo:' Qual foi a roupa que você usou na segunda passada?' ou 'Quantos dias faltam para férias ou aquela viagem já esquematizada'. Motivo de mergulhar em memórias e números, é porque, segundo Roshini Raj, o choro vem do lado emocional do cérebro, quando o lado racional é estimulado, transferimos a atividade cerebral de um hemisfério para o outro.

Pegando o gancho da TPM, imagine a seguinte situação: Sábado à noite, você coloca uma calça branca que fica perfeita em você, sai na total produção e no melhor da balada, você vai ao banheiro e quando olha a calcinha...percebe que a visitinha mensal, chegou antes do dia. Solução temporária: dobre pedaços de papel higiênico ou guardanapos e os coloque no forro da calcinha. Caso o fluxo seja tipo "velozes e furiosos" como diz a matéria, tome analgésico que contenha anti-inflamatório (ex.: ibuprofeno). Além de prevenir cólicas, reduz o sangramentos. Se tiver na bolsa, beleza, mas se não, procure aquela amiga que carrega uma farmácia ambulante. Sinceramente, melhor ir para casa e colocar absorvente. Pois, se o fluxo passar para a calça, não tem papel higiênico que resolva. Contudo, prevenir com o analgésico que contém anti-inflamatório na sua composição realmente ajuda as mulheres que sofrem com dismenorreia, a terrível cólica menstrual.

Dia lindo de sol, um convite para ir à praia. Excelente oportunidade para ficar com aquela cor, com aspecto saudável. Mas a empolgação foi tamanha, que você acabou por esquecer o protetor solar em casa. E agora? Bem, voltar para casa ia custar tempo, gasolina, sem falar no estresse de enfrentar o trânsito, constantemente caótico. O que restou foi pegar um bronze à qualquer custo. Resultado disso, a pele vermelha que nem pimentão ou camarão, como queira. O que fazer nessa situação? Dica de Nova é amenizar o problema usando leite, razão disso é que o ácido lático e a gordura presentes ajudam a aliviar a ardência e hidrata a pele. Então, umedeça uma toalha no leite e passe nas áreas afetadas, deixando por 15 a 20 minutos e depois, lave com água fria.

Unhas descascadas? E já está em cima da hora de sair. O tempo não dá folga e não há um lugarzinho sequer próximo para comprar acetona. Não se preocupe, há uma solução fácil para isso. Mergulhe a ponta dos dedos em uma solução com cinco colheres de sopa de álcool e uma colher de açúcar por alguns minutos, depois esfregue bem as unhas. Segundo a revista, essa dica é garantida por Marleine Cohen, que é autora de Dicas do Fundo do Baú (Globo). Depois vou fazer o teste, certo de que álcool e açúcar não faltam e casa...

Dia de cão? Estresse ou ansiedade  não te deixam por nem sequer um minuto? Resultado: Aquela mega dor de cabeça! Em estado de estresse ou ansiedade, acabamos por contrair os músculos que ligam o maxilar às têmporas, que desencadeia a dor de cabeça tensional. Fred Sheftell, diretor do Centro de Dor de Cabeça da Nova Inglaterra (EUA) orienta o seguinte: "Coloque uma lápis entre os dentes sem mordê-lo." Isso fará seus músculos relaxarem e desse modo, prevenirá a dor.

Deu aquela coceira infeliz na hora e no lugar errado? Fica feio enfiar a mão por dentro da roupa e coçar loucamente na frente de outras pessoas. Aguenta o incômodo e corre para um lugar privado! Segundo a matéria, se a coceira for nas coxas, se deve ao atrito das pernas.  Nesse caso, se você tiver  talco ou pó compacto à mão, sorte sua! Polvilhe um pouco na área do incômodo. Se persistir, o jeito é...dar um beliscão, é isso mesmo. Sabe por que? O cérebro não consegue processar coceira e dor simultaneamente, portanto a dor prevalecerá. Porém, se a coceirinha infeliz for em local mais íntimo, o beliscão resolve, mas não precisa ser lá... na bendita, então, belisque outro lugar.


Soluço...hic, hic, hic... como é irritante! Acredito que todo mundo já passou por isso. Pior é quando tem gente que ainda fica te fazendo de protagonista de peça de humor. Muitos mitos contados antigamente e ainda hoje, é possível escutar, sobre solução para acabar com o soluço. Um bom e velho exemplo disso, é a indicação de um pedaço de tecido vermelho no meio da testa ou fazer como a moça da figura ao lado... Com certeza, não funciona! Mas a dica dada na revista é pegar uma colher, apenas uma, de chá de açúcar, jogar na boca e engolir à seco. Dizem que isso consegue modificar o movimento do diafragma. Se você frequentemente tem esse problema, melhor achar outra solução, pois açúcar em excesso faz mal e pior ainda para diabéticos.

Quando a pessoa tem chulé, não há quem não possa notar. Aquela inhaca poderosa, tira a paz de qualquer ambiente. Se está na festa, no pico da azaração, pegou o gato ou a gata que atiçou seus sentidos na noite e parece que todos os santos, deuses e quem mais te convir colaboraram para que tudo mais rolasse... mas e se você está suspeitando que seus pezinhos estão com cheiro suspeito ou sabe que queridinhos estão mais envenenados que gambá, há um jeito. Vodca, isso ai! Encharque um papel com a bebida e passe nos pés, essa sugestão é do livro The Doctors Book of Home Remedies. A justificativa para isso, é que o alcóol destrói fungos que exalam odor e deixa a região mais seca.

Engraçado como as coisas acontecem na hora errada. Hora do rush, você presa num trânsito infernal, muita buzina, muito estresse, o ambiente é sempre pesado, nem música ajuda nessas horas. Eis que bate aquela vontade terrível de fazer xixi. E agora? A psicóloga Cynthia Schincaglia diz: "pare de pensar no assunto." Como se isso fosse possível! Segundo ela, a vontade de urinar é fisiológica, e o processo é mediado pelo cérebro. Portanto, para ganhar tempo é preciso focar em outra coisa para aguentar mais tempo. Outra dica, exposta é sentar com as pernas cruzadas como índio para diminuir a pressão sobre a bexiga.

Sentir dor depois da malhação é comum, principalmente quando a gente resolve extravasar fora da medida. Seja para detonar alguns gramas a mais ou simplesmente, porque deu vontade. Dores musculares são terríveis! É uma situação em que a cama é a melhor amiga para acolher, juntamente com uma massagem bem dada. Na falta disso... Sabe o que fazer? Cruzar os braços! Estranho isso, né? Mas há explicação. Segundo um estudo realizado na University College (Inglaterra), o cérebro tem por costume enviar mensagens direcionadas aos membros esquerdo e direito, com esse movimento de cruzar os braços, você confunde a dor.

Mascar chiclete reduz azia! Primeira vez que vejo essa afirmativa, que foi feita pela gastroenterologista Verônica Assumpção (RJ). A explicação é a seguinte: A saliva produzida em maior quantidade durante a mastigação, é um antiácido natural, que neutraliza os ácidos que vem do estômago, porém cuidado com o exagero. Porque quando mastigamos um alimento, o estômago automaticamente começa a produzir suco gástrico para o processo de digestão. Como apenas mascamos o chiclete e não o ingerimos, esse suco gástrico é ácido e pode provocar lesões no estômago, levando a gástrite.

Mais uma sexta-feira 13

Ótimo dia e muita sorte para todos!



Fígado: 2° maior órgão humano, depois da pele



Segundo Dangelo&Fattini (2007, p.171-173): " O fígado é o mais volumoso órgão da economia, localizando-se imediatamente abaixo do diafragma e à direita, embora uma pequena porção ocupe também a metade esquerda do abdome. Trata-se de uma glândula que desempenha importante papel nas atividades vitais do organismo, seja interferindo no metabolismo dos carboidratos, gordura e proteínas, seja secretando a bile e participando de mecanismos de defesa. Descrevem-se duas faces no fígado: diafragmática, em relação com o diafragma, e visceral, em contato com várias vísceras abdominais, como o estômago, o duodeno, o rim e o colo, entre outras. Nessa face, distinguem-se quatro lobos: direito, esquerdo, quadrado e caudado. Na face diafragmática os lobos direito e esquerdo são separados por uma prega do peritônio, o ligamento falciforme."

Atenção a imagem abaixo:


  • Entre o lobo direito e o lobo quadrado situa-se a vesícula biliar;
  • Entre os lobos direito e o caudado há um sulco que aloja a veia cava inferior;
  • Entre os lobos quadrado e caudado há uma fenda transversal, a porta do fígado, por onde passam os elementos que constituem o pendículo hepático: artéria hepática, veia porta, ducto hepático comum, além de nervos e linfáticos.

Ainda segundo os autores, "com base na distribuição de vasos sanguíneos e ductos bilíferos, o fígado pode ser dividido em partes direita e esquerda, cada uma delas contendo lobos, divisões e segmentos. O lobo esquerdo, não é habitualmente palpável, mas, quando aumentado (hepatomegalia), em condições patológicas, pode ser palpado na região epigátrica. A bile produzida no fígado, alcança os ductos bilíferos intra-hepáticos, os quais, após confluências sucessivas, terminam por formar os ductos hepáticos, direito e esquerdo; estes, no nível da porta do fígado, unem-se para formar o ducto hepático comum, um dos elementos do pendículo hepático. O ducto hepático comum conflui com o ducto cístico, que drena a vesícula biliar, formando-se assim, o ducto colédoco. Este último abre-se no duodeno, na papila duodenal maior, quase sempre, juntamente com o ducto pancreático, canal excretor do pâncreas. A bile não flui diretamente do fígado para o duodeno. Isto é possível porque na desembocadura do colédoco há um dispositivo muscular que controla a abertura e o fechamento desse ducto. Quando fechado, a bile reflui para a vesícula biliar, onde é armazenada e concentrada. A contração da vesícula biliar, eliminando seu conteúdo no colédoco através do ducto cístico, coincide com a abertura da desembocadura do colédoco no duodeno. A vesícula biliar é um saco piriforme que apresenta as seguintes partes: fundo, corpo, infundíbulo, colo e ducto cístico. O fundo faz uma proeminência de até 2cm na margem inferior do fígado (quando a vesícula está cheia), entre o lobo direito e o lobo quadrado. Ele se continua com o corpo, que se afunila para formar o infundíbulo. e logo se estreita no colo. A continuação do colo é o ducto cístico. São frequentes os processos inflamatórios na vesícula (colecistites) assim como a presença de cálculos (colelitíase), que podem ser demonstrados em exames de ultrassonografia."

Referência: Dangelo, J.G. Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar/José Geraldo Dangelo, Carlos Fattini.-3a.ed. - São Paulo: Editora Atheneu, 2007



Animação em 3D de um fígado a partir de uma tomografia computadorizada




Funções do fígado

  • Armazenamento das vitaminas A, B12, D e E, e de alguns minerais, como o ferro e o cobre. A bile é essencial para absorver as vitaminas A, D, E e K, que são lipossolúveis.
  • Destruição das hemácias velhas ou anormais
  • Emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile, ou seja, o fígado elabora e exporta aos órgãos, elementos químicos essenciais  para uso do corpo. Sendo a bile, imprescindível para a digestão de gordura no intestino delgado. Gorduras não podem ser digeridas sem bile,(relembrando, a bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar) e sua liberação, se dá conforme a necessidade do intestino delgado. Para que se compreenda melhor a ação da bile (especificamente 'ácidos biliares'), age como um detergente, quebrando gordura em pequenas gotículas que são absorvidas após sofrer a ação de enzimas intestinais. No fim da digestão, os ácidos biliares são reabsorvidos pelo intestino, retornam ao fígado e são reciclados como bile mais uma vez. 
  • Armazenamento e liberação de glicose
  • Síntese de proteínas do plasma
  • Síntese do colesterol
  • Produção de gorduras (Lipogênese)
  • Produção de precursores das plaquetas
  • Conversão de amônia em uréia
  • Purificação e destoxificação de várias toxinas  - De forma que, processa drogas e medicamentos absorvidos pelo sistema digestório e permite ao corpo o uso de modo efetivo e posteriormente, a sua eliminação.
  • Destoxificação de muitas drogas - ou seja, ele age como um filtro para remoção de álcool, por exemplo e substâncias tóxicas da corrente sanguínea e os converte em substâncias que possam ser excretadas pelo corpo.  
Alertas que algo não vai bem

Ocorrência de lesão hepática: Icterícia (coloração amarelada da pele e olhos); urina escura e fezes esbranquiçadas; dor e inchaço abdominais; hematomas cutâneos e sangramento digestivo; fadiga crônica, náusea e perda de apetite.


Importância do Fígado na Economia Humana

  • Fígado: Metabolismo, Nutrição, Hemodinâmica, Coagulação, Função Renal, Anestesia, Avaliação Laboratorial da Função Hepática


Centro Metabólico do Organismo 
  • No fígado os nutrientes são assimilados, modificados e armazenados até serem solicitados. 
  • Produtos e substâncias absorvidas são detoxificadas, catabolizadas e/ou excretadas e componentes de alguns sistemas fundamentais, como mecanismos de coagulação são mantidos.

Papel Central no Metabolismo
  • Fluxo portal contribui para 70% do O2 utilizado pelo fígado. Requer suprimento sanguíneo abundante. 
  • Recebe 1/5 do débito cardíaco e excreta 1.000 a 1.500 ml de bile por dia. 
  • Metabolismo de carboidrato, proteínas e lipídeos depende da função hepática.

Glicemia
  • O fígado é responsável manutenção da glicose sérica através da decomposição  química das reservas de glicogênio (glicogenólise) ou  pela sua formação por glicogenese ou gliconeogenese. Carboidratos ou açúcares são armazenados como glicogênio no fígado e são liberados como energia entre as refeições ou quando as demandas de energia do corpo são elevadas. Desta forma, o fígado auxilia a regular o nível de açúcar no sangue, e a prevenir uma condição chamada hipoglicemia, ou açúcar baixo no sangue. Isto nos possibilita manter um nível equilibrado de energia ao longo do dia. Sem este equilíbrio, nós necessitaríamos comer constantemente para conservar nossa energia.


Hipoglicemia  -----> dano hepático grave

Aminoácidos
  • Metabolismo de aminoácidos na síntese proteica e na conversão de aminoácidos para carboidratos e lipides. A conversão de amonea para uréia ocorre no fígado. Proteínas chegam ao fígado em sua forma mais simples, chamada de aminoácidos. Uma vez no fígado os aminoácidos são liberados nos músculos como energia e armazenados para uso posterior, ou convertidos em ureia para sua excreção pela urina. Certas proteínas são convertidas em amônia, um produto metabólico tóxico, por bactérias no intestino ou durante uma queda de proteína do corpo. A amônia deve ser quebrada pelo corpo e convertida em ureia, sendo então excretada pelos rins. O fígado tem também a habilidade única de converter certos aminoácidos em açúcar para energia rápida.


Excesso de amonea  -------->  encefalopatia

Avaliação da função hepática
O termo "função hepática" geralmente é utilizado erroneamente na prática clínica para descrever um conjunto de exames laboratoriais que não investigam apenas a função do fígado, mas também a presença de lesão hepatocelular e de vias biliares. Costuma incluir AST, ALT, fosfatase alcalina, GGT, albumina, bilirrubinas total e frações e atividade da protrombina. (Hepcentro)
  • Testes para avaliação de lesão hepatocelular (destruição de hepatócitos);
  • Testes para avaliação do fluxo biliar e lesão de vias biliares;
  • Testes para avaliação da função de síntese do fígado;
  • Testes para avaliação de complicações e estágio da cirrose;
  • Testes para investigação da etiologia (causa) da doença hepática

Dados Clínicos – Laboratoriais – Radiológicos – Cirurgia anteriores

Fontes: American Liver Foundation em Unidos Venceremos


Tendo maior compreensão sobre o fígado, devemos sempre ressaltar sua importância no funcionamento harmônico do nosso corpo, e principalmente por ser um órgão vital. Ele sofre silenciosamente por tempo prolongado, até que os agravos tornam-se evidentes através de sintomas como a dor abdominal e outros. O abuso de álcool, drogas (ex. medicação ou outras drogas como cocaína e ecstasy, inalação de solventes), inclusive a exposição prolongada aos inseticidas, tintas, combustíveis pode causar prejuízos ao fígado. Nesses casos, recomenda-se o uso de EPI(Equipamento de Proteção Individual) como luva, máscara, óculos, pois é facilmente absorvidos por pele e mucosa. Ingestão excessiva de alimentos ricos em gordura são prejudiciais a todos os nossos sistemas. Atenção a procedência de frutos do mar, pois podem estar contaminados com o vírus da hepatite A. Relações sexuais devem ter como  um dos elementos principais a camisinha, além do prazer que o sexo oferece, pois nesses casos também há risco de contaminação por hepatite B, C (é raro, mas pode ocorrer). O melhor a ser feito, é adotar um estilo de vida saudável e com medidas preventivas, com a prática de exercícios regularmente e controle alimentar. As mudança nas opções alimentares, com a inserção de mais  vegetais na alimentação, redução da ingestão de doces, gorduras, condimentados, enlatados, etc. O mais efetivo para isso é que se faça reeducação alimentar para que os efeitos sejam progressivos e contínuos, pois dieta, às vezes, é quebrada em pouco tempo e pode ocasionar um quadro pior. Muitas pessoas quando param a dieta consomem o dobro e os resultados são catastróficos, portanto a substituição progressiva de alimentos, como exemplo: se a pessoa habitualmente bebe refrigerante, fazer trocas por suco de frutas; se habitualmente come pão branco no café da manhã, trocar por pão integral, inclusive há uma grande variedade no mercado, como pães com linhaça, gergelim, passas, etc e sem conservantes que garante um produto mais saudável. É importante buscar por um nutricionista que dará norteamento quanto a nutrição correta e é importante também, a consulta com um especialista.





quinta-feira, 12 de abril de 2012

Boca: Essa é poderosa, então mantenha o controle!


O importante hábito de ler



O  conhecimento com base teórico-prático é de grande importância, pois não basta apenas ter conhecimento empírico, mas saber o porque de tudo ocorrer. A leitura deve ser incentivada cedo, mesmo na primeira infância. Existem livrinhos de material emborrachado, que contém figuras coloridas a fim de despertar a curiosidade da criança. Esse primeiro contato, pode ser o passo inicial para um futuro leitor.  Ter acesso aos livros, além de fonte de informações, é essencial para obtenção de conhecimento. E através deste, tornar cidadãos conscientes, para que desenvolvam senso crítico e busquem seu lugar no mundo. A leitura é um canal de inclusão social, pois como estimulando a mente para captação do conteúdo necessário a sanar dúvidas, viabiliza também avanços e o galgar de novos espaços na vida profissional, assim como o desenvolvimento pessoal. Em minutos de leitura, temos a possibilidade de abrir as portas para o novo, adquirir mais conhecimento de assuntos diversos. Às vezes, através dos livros, conseguimos nos reerguer de um estado depressivo, seja com os livros religiosos ou de auto-ajuda ou mesmo romances, sendo que as vendas de livros com o tema auto-ajuda estão disparadas. Creio que o motivo disso, seja pela mudança de perfil da sociedade, que apresenta-se mais individualista. Vemos pessoas 'enterradas' no trabalho ou focadas em seus problemas, pouco abertas a amizades, pelo medo de se vulnerabilizar às mentiras derramadas constantemente por pessoas de pouco ou nenhum escrúpulo, querendo arrancar benefícios e tirar vantagens sobre os outros. Além disso, há situações de dramas pessoais A leitura nos transporta para outro mundo, é como uma válvula de escape. Quando nos empolgamos com uma história, passam-se as horas e não nos damos conta. Quem nunca começou a ler um livro à noite e só percebeu que o tempo passou depressa e o sol já despertava no horizonte? Eu, hoje me obrigo a deitar às 23horas, nem sempre cumpro, mas tenho evitado ir com livro para cama. 


A Veja , em 28 de março de 2012, publicou :

"De acordo com o levantamento nacional, o número de brasileiros considerados leitores – aqueles que haviam lido ao menos uma obra nos três meses que antecederam a pesquisa – caiu de 95,6 milhões (55% da população estimada), em 2007, para 88,2 milhões (50%), em 2011." 

Acredito que o custo dos livros e a proibição de downloads de ebooks também contribuem para queda na quantidade de leitores. O custo de obtenção de livro é alto, há obras que custam em  preço de tabela R$50, R$100 ou mais. Portanto, não são todos que tem acesso a estes produtos. Os ebooks abrem possibilidades para quem tem acesso a internet, fazer downloads gratuitos. Com o aumento do uso da internet no país, somado ao processo de inclusão digital, pessoas que antes não tinham como ampliar o estilo de leitura, podem explorar novos materiais, a partir desse processo, quando antes era inviável.  Embora hajam sites que disponibilizem ebooks por preços mínimos, a maioria prefere free. Talvez, o que é mínimo para alguns pode fazer falta para outros. 



Ondas: Fotografias fantásticas



O premiado fotógrafo Clark Little nasceu em Napa, Califórnia em 1968. Dois anos depois, uma mudança para o North Shore de Oahu (Havaí) mudou radicalmente o seu futuro. Na década de 80 e 90 ele fez seu nome como um dos pioneiros do surf na baía de Waimea Shorebreak. Clark tinha um talento único para decolar em ondas Shorebreak sem esperança de fechamento e sobreviver em uma única peça. 

Em 2007, Clark descobriu sua habilidade e paixão para captar a beleza extraordinária da shorebreak quando sua esposa lhe pediu uma foto do mar para decorar uma parede do quarto. Com a segurança de um surfista experiente, Clark pulou no mar, e começou a estalar longe, registrando a beleza e o poder das ondas havaianas. "Visão de Clark" é uma perspectiva única e muitas vezes perigosa de ondas de dentro para fora, capturados em fotos para que todos possam desfrutar da segurança de terra seca. 

Em novembro de 2009, Clark publicou sua página 182-livro de arte de estréia, A Arte Shorebreak de Clark Little . Então, em agosto de 2010, Clark abriu sua primeira galeria em Laguna Beach, Califórnia. A segunda galeria foi inaugurada seis meses depois, em sua cidade natal, Haleiwa, Hawaii na mesma rua de muitas das praias do North Shore destaque em sua fotografia. 

Últimas postagens do Blog H. Sweet Secret. Confira!