quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Política e Concurso Público na Bahia



A Bahia, assim como diversos estados brasileiros tem afundado em corrupção e ilegalidade. É frustrante quando após anos de faculdade, investimento em pós, mestrado e quantos títulos mais estiverem ao alcance levar 'porta na cara' pelos tão imprescindíveis 6 meses de experiência. Como assim? Se não dão oportunidade, como teremos 1 dia sequer de experiência? E aos que se dedicam aos concursos públicos e conseguem a tão sonhada aprovação, reforçam teoria pelas horas de dedicação aos estudos e querem sim, por direito exercer o cargo conquistado. Todos sabem o quão sacrificada é a conquista por uma vaga em concurso público, pois sempre por baixo do pano há as falcatruas e com isso, afanam vagas para ceder a quem nem se dignou a um dia sequer de estudo e esforço. O caso é tão grave que até analfabeto foi aprovado em concurso no Maranhão. O Fantástico (Globo) mostrou claramente, para quem não viu: Vídeo sobre fraude em concurso público. É uma vergonha! Na Bahia, a politicagem corre solta, quem tem seu apadrinhamento político pode gozar a garantia de um salário no final do mês. Mas essas vagas ocupadas certamente tem dono, porém o governo e a prefeitura fazem questão de renegá-las a quem as possui como direito. No caso da SEPLAG (Secretaria Municipal de Planejamento, Tecnologia e Gestão) - Salvador,  muitos ainda não foram chamados. Em paralelo, está havendo convocação da SESAB 2008. E por que essas pessoas não foram convocadas antes? A questão aqui é a seguinte, as promessas políticas precisam ser efetivadas, ou seja, você fica fora do páreo e deixa de exercer seu cargo, porque um vereador, prefeito ou seja quem for, cedeu gentilmente a um filho, a mulher, a amante, ao vizinho do primo da cunhada da esposa... e também por bondade a alguns desconhecidos com currículo duvidoso.

Realidade de Salvador: "Os vereadores Sandoval Guimarães (PMDB), Alcindo da Anunciação (PT) e Aladilce Souza (PCdoB) têm defendido publicamente a efetivação de funcionários terceirizados na ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF), prometida pela prefeitura para este ano. Oficialmente, a meta da gestão da cidade é ampliar a capacidade de cobertura do PSF dos atuais 17% para 30% da população. Para tanto, o Município realizou um processo seletivo, ano passado, em que apenas cerca de 400 dos 5,4 mil servidores que atuam hoje no programa foram habilitados. Aproximadamente 5 mil profissionais deverão perder o emprego. Audiências já foram realizadas com os ministérios públicos do Estado (MP-BA) e do Trabalho (MPT), mas a situação dos profissionais não-habilitados, que deverão ser demitidos para que as vagas sejam ocupadas pelos selecionados, ainda não foi resolvida. O advogado Waldir Santos, especialista em concurso público, observa que, apesar dos protestos da categoria, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, a tentativa de manter os terceirizados em lugar de concursados é ilegal. “Ampliar o PSF não é para manter empregos, e sim para atender à população. Para cumprir a lei, quem tem que tomar posse, depois dos aprovados dentro do número de vagas, são os do cadastro de reserva”, salientou o causídico." (Publicado no Bahia Notícias, em 27 de março de 2012, click para acessar a matéria completa)

Ainda há casos como em Feira de Santana, onde o Ministério Público pediu suspensão do concurso público da Prefeitura da cidade, mas o prefeito Tarcízio Pimenta e o procurador geral do Município Carlos Lucena não foram encontrados, segundo as más línguas, eles estavam escondidos para não serem notificados, de modo que o concurso foi realizado no domingo, dia 25 de março de 2012. A justificativa para essa suspensão, foi pela existência de possíveis inconstitucionalidades no concurso, uma delas devido  a nomeação dos aprovados em 2006, pois poderia haver redimensionamento do número de vagas do concurso atual, ou até mesmo alguns cargos poderiam não ser oferecidos. A suspensão foi para garantir que os candidatos tenham a certeza do número de vagas a que estavam concorrendo”, explicou a promotora da área de Defesa da Moralidade e Administrativa, Luciélia Silva Araújo Lopes, autora da ação ao jornal A Tarde. Outra referente a Lei Complementar 059/2011, que alterou a 01/1994, permitindo que engenheiro civil, arquiteto, geógrafo e pessoas com nível superior em informática possam concorrer ao cargo de auditor fiscal do município. Procurei informações, parece que continua suspenso. Mas para onde foi todo o dinheiro da inscrição? Caso seja cancelado como previsto, terá devolução? Sinceramente, não confiei em me inscrever neste, assim como muitos não o fizeram por razões óbvias.

Essa questão de concurso tem deixado muita gente indignada e partindo para a reinvidicação.  Foi criada uma página no Facebook denominada 'Prefeitura de Salvador para os concursados' e sobre ela, o autor descreveu "Página de campanha pela rápida nomeação dos habilitados no concurso da prefeitura municipal de Salvador para saúde ( aprovados + cadastro reserva). SEPLAG -SSA"  link: FACEBOOK de Prefeitura de Salvador para concursados. Acesse e dê um CURTIR, compartilhe as imagens do álbum!!

Quem sabe com barulho, sejamos contemplados mais rapidamente?



Assista abaixo esse vídeo que indignou muita gente:


Algum político se pronunciou após a publicação desse vídeo?

Será que sabem o que significa esforço para conquistar honestamente algo? Segundo o perfil  SEPLAGSSA2012, que postou esse vídeo, "os vereadores Vânia Galvão, Aladilce Souza, Gilmar Santiago e Sandoval Guimarães mostraram-se solícitos às reivindicações dos concursados e voltaram atrás no que disseram em audiência pública de 19-12-2011. Já Jorge Jambeiro, Alcindo da Anunciação, Andrea Mendonça e Leo Kret do Brasil preferiram fugir dos aprovados no concurso, após claramente demonstrarem apoio aos terceirizados !"

Veja o quadro abaixo:



Por fim, nos resta fazer barulho até que alguém tenha a dignidade de cumprir com a lei.


O assunto é sério, mas sempre cabe uma piadinha..rsss


Isso é real!!

2 comentários:

  1. Simply want to say your article is as amazing.
    The clearness in your post is just nice and i could assume you're an expert on this subject. Well with your permission let me to grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the gratifying work.

    Feel free to visit my webpage :: Louis Vuitton Outlet

    ResponderExcluir

Últimas postagens do Blog H. Sweet Secret. Confira!