segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Menina ou boneca?

Acredite se quiser, elas são reais!!!

Angelica Kenova (Rússia) 


Dakota Rose


Eden Wood


Modelo asiática


Além dessas fotos, encontrei algumas de Zhang Peng que é um artista chinês contemporâneo que faz fotos completamente diferenciadas. Ao meu ver, as fotos lembram os filmes de terror japonês, mas com um requinte especial.

Dá uma angústia olhar para essa menina numa banheira de 'sangue', como se fosse uma sereia vampira. Mas acima de tudo, tem um certo charme. Para mim, colocar uma mulher adulta nessa foto seria mais conivente, com certeza inspiraria o mistério e a sensualidade que os vampiros representam somado ao encanto de uma sereia. Ou ainda, visualizar essa criança como uma aparição de contos de terror. Quando olhei essa imagem abaixo, imediatamente me recordei de contos urbanos, como o exemplo da visão de uma menina que é vista no corredor de um hotel e causa o maior susto nos hóspedes e funcionários. E com esse detalhe sinistro de linhas que mais parecem vasos sanguíneos. Bizarro!



Outra semelhança com as fotografias deste artista, são as imagens de animação. 


Acredito que cada artista encorpora em sua arte o que leva na alma. O que expõe em forma de arte é parte do que carrega consigo, sempre há traços que caracterizam o artista em sua obra. Mas o que há por trás de uma mente como a de Zhang Peng, bem quanto a isso, não tenho a menor  ideia. Se fosse uma mulher jovem nas fotos, seria como as milhões de imagens comuns que vemos pela internet, mas uma criança como protagonista, realmente torna esse universo ímpar. Um misto entre a inocência infantil, a violência visual que as imagens carregam consigo, a transformação que a maquiagem ocasiona no rosto das crianças como se fosse uma metamorfose induzida no momento. O contraste de cores do branco das vestes, que suaviza a imagem ao vermelho que é uma cor quente e carregada se sensualidade Se fossem verídicas as impressões que as fotografias passam, acreditaria na possibilidade de estar visualizando a essência da alma de pessoas com distúrbios emocionais. Como são cenas de arte impressa até dá um certo alívio! Verdade seja dita, eu gosto deste misto que as fotografias dele carregam, para muitos pode chocar e inclusive, pessoas questionarem como os pais dessas crianças as permitiram pousar em cenas que causem esse tipo de impacto. O que dizer sobre essa festinha de aniversário solitária com um bolo enorme e colorido. Porém, o 'cortador de bolo' destoa a inocência da fotografia. E esses peixinhos mortos sobre o bolo, sobre a mesa e um aparentemente fatiado no prato em frente a menina, só piora o clima de morbidez. Incrível como o olhar dela sustenta um ar pueril, sem malícia, assim como a expressão facial que apresenta. Isso me remete a pensar em quantas pessoas passam um olhar assim, mas no íntimo não é real. Tudo não passa de encenação e arte.



Pensando de outro modo, talvez uma mensagem que ele pode querer transmitir é de que a inocência que se aparenta nem sempre é a realidade. Olhando essa fotografia abaixo com a presença do terrorista Osama Bin Laden e a representação da atriz Marilyn Monroe dá para sentir angústia quanto a cena. Segundo Peng, essa imagem é uma forma de denunciar o infanticídio no seu país, a China. A garotinha sentada no colo do falecido líder da Al Qaeda, apesar de não dar para ver nitidamente por causa do tamanho da imagem, apresenta o rosto cheio de hematomas. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas postagens do Blog H. Sweet Secret. Confira!