sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Festa de descasamento (divórcio)


A novela Salve Jorge, escrita por Glória Perez, exibiu cenas de uma festa inusitada que vem chegando com força no Brasil. Na trama, a personagem de Cléo Pires, Bianca, uma mulher extremamente espirituosa comemora o fim de seu casamento com uma mega festa. Iniciando por sua chegada de limusine, com direito a jogar buquê, uma mega festa com muitos convidados... usando vestido branco, sem falar no convite interativo e no lugar de bem-casados, surgem os bem-separados. 



É uma festa para comemorar um final de uma fase e inicio de um novo período de liberdade, vejo como um modo bem interessante de amenizar um momento, às vezes, considerado dramático na vida das pessoas. É uma boa lembrança ante toda a problemática que o ex-casal precisa enfrentar como a questão de bens, filhos e tantas outras peças que envolvem o final de um casamento. Essa festa tornou-se comum nos Estados Unidos e no Brasil, está vem se tornando algo bastante comum. 

Segundo pesquisas recentes, o Brasil registrou ano passado, em relação a 2010, um aumento de 45,6% no número de divórcios. Segundo as Estatísticas do Registro Civil, divulgadas pelo IBGE, foram 351.153 processos judiciais concedidos em 2011. Esse crescimento de quase 50% representou um novo recorde, e fez com que a taxa geral de divórcios atingisse seu maior valor na série histórica desde 1984: 2,6%. A recente alteração na lei (em julho de 2010), que acabou com a exigência da separação prévia antes do divórcio, pode ter contribuído para o aumento de divórcios. (O Globo)


Pelo que circula na internet, essa ideia maluca de festa de descasamento/divórcio foi lançada por Shanna Moakler, em 2006 ao se separar do baterista do Blink 182 Travis Barker.


Aqui no Brasil, a empresária Meg Souza promoveu a festa baseada nas festividades de seu casamento, porém com efeito contrário como o próprio nome da festa demanda. Desde o ano de 2009, ela comemora como se fossem bodas juntos com os amigos e com direito a lembrancinhas, bolo temático, bem-separados, etc. A festa realizada em São Paulo é um sucesso, sem contar com o detalhe de ser festa à fantasia e muito humor, sendo a última edição realizada em junho de 2012. Em 2010, ela realizou a boda de 'papel rasgado', um trocadilho com boda de papel que é quando se faz 1 ano de casamento. Porém há promessas para a próxima em 2013.


Meg Souza em uma de suas festas

A promoção desta festa tem se tornado uma excelente fonte financeira para as empresas organizadoras de eventos. Com a crescente estatística de divórcio, essa é uma boa peixada para elevar as rendas de muitas empresas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas postagens do Blog H. Sweet Secret. Confira!