sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Devon Rex: Uma das raças mais incomuns do mundo

 Devon Rex


ORIGEM: Esta raça é o resultado de uma mutação de pelo ondulado ocorrida em Devon, Inglaterra, em 1960, quando uma mulher notou a presença de um gato grande na sua vizinhança e resolveu adotá-lo. Decidiu então cruzá-lo com sua gata e um dos filhotes apresentou a pelagem crespa e ondulada, idêntica a de seu progenitor. Estes gatos são portadores de um gene recessivo mutado do gene dominante responsável pelo pelo normal e liso do gato. Chamado o "E. T." do mundo felino, o Devon Rex deve a sua designação ao coelho Rex, que tem pelo encaracolado, sendo esta a característica de destaque nesta raça felina. 


CABEÇA: Triangular, de comprimento médio; fronte abaulada; nariz curto com stop marcado; queixo e lábios fortes; grandes orelhas oblíquas; bochechas proeminentes. São admitidas zonas de calvície nas têmporas. Olhos de forma ovalada, claros, combinando com a cor da pelagem, exceto nos Colorpoint, que serão azuis como os de um Siamês. 

CORPO: Similar ao Siamês: delgado, leve embora musculoso, dorso arqueado. Pescoço de comprimento médio e bem delgado, pode apresentar falta de pêlo na zona anterior, sendo esta uma característica apreciada. Cauda longa, delgada, coberta por pêlo ondulado e terminando em ponta.


PELAGEM: A raça se parece ao Cornish Rex, de pelo também ondulado, mas o Cornish Rex não tem pelo de guarda, seu corpo é mais comprido e a cabeça muito mais alongada e com stop menos pronunciado. Tem pelagem curta, fina, ondulada, sedosa, com ou sem pêlo de guarda, menos ordenada que a do Cornish Rex, mais despenteada, como a de um Poodle ou de um carneiro. Alguns Devon Rex possuem apenas penugem no abdomen. Tal como no Cornish Rex, o crescimento do pelo é lento. São permitidas todas as cores e todos os padrões, com ou sem presença de branco.


As sobrancelhas e os bigodes também são ondulados. Têm pelos ondulados atrás das orelhas, muito apreciados, chamados penachos. Também das pontas arredondadas das mesmas saem uns pelinhos para cima. No geral, a ondulação se acentua mais sobre as extremidades posteriores, orelhas, flancos e dorso. Alguns filhotes não apresentam a totalidade do pelo até os 18 meses, já que se retarda o crescimento dos pelos primários. Ao contrário do Sphinx, apresentam uma penugem (pelos de guarda) por todo o corpo, parecida, ao toque, à pele de pêssego.

Fonte: Via Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Últimas postagens do Blog H. Sweet Secret. Confira!